Portugal

Locais Turísticos de Portugal

 

Se na Península Ibérica a Espanha é com certeza a grande meta turística, não se pode dar menos valor a Portugal. Milhares de pessoas fazem uma viagem Portugal, principalmente no verão!

Lisboa por exemplo, oferece muitas oportunidades pra quem escolhe visitar-la: Antes de tudo é uma cidade com muita história: muito sugestivo o bairro Alfama, aos pés do Castelo de São Jorge, onde cada esquina é uma testemunha do passado medieval da cidade.

Belíssimo de se ver é a Torre de Belém, às margens do rio Tago, em estilo Manuelino, foi construída como torre de observação e depois se transformou em uma prisão; atualmente é uma obra de arte que permete de gozar de uma ampla vista da cidade.

Mas Lisboa é também natureza: O coração da cidade é atravessado por grandes avenidas arborizadas; um passeio que não pode faltar é sem dúvida o Parque das Nações, com o maior aquário de água salgada da Europa.

E assim também é todo o interior do país! Com uma costa belíssima, repleta de paisagens bucólicas e vilarejos medievais, Portugal é um dos destinos de praia mais procurados pelos europeus.

Devido às suas belas praias quase selvagens, o paìs tem recebido muitos festivais de música eletrônica e milhares de jovens de todo o mundo se encontram nas raves, principalmente durante o verão europeu.

Uma bela noite à la Portoguesa seria dentro de uma restaurante aconchegante, petiscando peixes fritos ao som maravilhoso dos cantores de fado.

Principais cidades:

Aveiro                          

 

Aveiro se encontra às márgens de uma grande lagoa, a Ria de Aveiro, situada na Beira Litoral entre Coimbra e Porto. Devido a sua posição geográfica, a cidade goza de um clima caracterizado por invernos frios e verões muito quentes e com muita chuva durante todo o ano, portanto se recomenda visitá-la na primavera e verão, quando se pode visitar toda a zona costeira ao redor.

A cidade, que recentemente, graças aos Campeonatos Europeus de futebol que se desenvolveram em Portugal, criou novas infra-estruturas e servíços, e hoje é um importante centro comercial e industrial e possui também uma importante Universidade. Mas o seu grande trunfo foi e é sempre a lagoa, que permete uma fervorosa atividade de pesca e extração do sal. Foi em 2009 considerada a melhor cidade pra se viver em Portugal.

Principais Pontos Turísticos

Ria de Aveiro
Cais da Fonte Nova
Universidade de Aveiro
Salinas
Jardim Dom Pedro V
Antiga Capitania
Montes de Sal
Museu de Aveiro
Casa Major do Pessoa
Mercado Manuel Firmino

Braga

Braga, capital do distrito de Braga, se encontra na região do Minho D’ouro, apenas a 50km ao norte de Porto. A cidade de 70 mil habitantes, como quase toda a região, goza de um clima atlântico, com chuvas frequentes durante todo o ano, que não impedem uma visita principalmente entre os meses de Abril a Outubro.

De antiga fundação, a cidade hoje é o segundo centro industrial do norte do país (indústria têxtil e agrícola) e um dos centros turísticos e culturais mais interessantes de todo o país! Parada obrigatória na tua próxima viagem Portugal!

Devido a um intenso controle por parte da Igreja por muitos séculos, a cidade é sede da Diocese mais importante de Portugal, e é por isso considerado um dos maiores centros religiosos do país.

Principais Pontos Turísticos

Sé Catedral
Igreja do Pópulo
Igreja e Mosteiro de Tibães
Arco da Porta Nova
Palácio dos Biscaínhos
Palácio do Raio ou casa do Mexicano
Casa dos Paiva ou Casa da Roda
Fonte do Idolo
Termas Romanas
Balneário Pré-Romano
Azulejos do Convento do Pópulo
Largo do Paço
Jardim do Bom Jesus do Monte
Jardim de Stª Bárbara
Museu da Sé de Braga
Museu Nogueira da Silva

Coimbra

Coimbra se encontra às margens do rio Mondego e é capital do homonimo distrito e o principal centro da Beira Litoral, região centro-oeste de Portugal.

A cidade tem um clima muito ameno, com invernos pouco frios e verões quentes e chuvosos. Devido sempre a sua proximidade com o Oceano Atlântico.

Coimbra pode ser visitada praticamente todo o ano, mas é claro que se recomenda sempre durante o verão, onde se pode apreciar com mais prazer suas belas praias. Destino certo pra quem faz uma bela viagem Portugal no verão.

Coimbra é constituída de duas partes, sendo a parte alta, onde se encontra os edifícios mais característicos e de maior importância, e da parte baixa, onde se encontra o centro comercial mais moderno da cidade.

De antiga fundação romana, no corso dos séculos recebeu muita influência dos povos àrabes e espanhóis, até se tornar a primeira capital do Reino de Portugal e sede da primeira Universidade, ainda hoje orgulho da cidade. Coimbra é hoje um importante centro turístico, religioso e sobretudo cultural de Portugal, graças à já citada Universidade, uma das mais antigas e prestigiadas da Europa, onde vem estudar tantos jovens de toda a Europa.

Principais Pontos Turísticos

Universidade de Coimbra
Sé Velha
Aqueduto de São Sebastião
Torre de Almedinha
Pátio da Inquisição
Sé Nova
Portugal dos Pequenitos
Igreja de Santa Cruz
Mosteiro de Celas
Arco de Almedina
Palácio de Sub-Ripas
Seminário Maior
Fonte Nova
Torre de Anto

Evora

A cidade de Evora se encontra na região do Alentejo, à leste da capital Lisboa, no centro de Portugal. Constituída de uma parte mais antiga (aquela cercada pelos antigos muros), declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e de uma parte mais moderna. A cidade conta com 50 mil habitantes e goza de um clima fresco durante todo o ano.

Hoje é o principal centro administrativo e cultural da região, e como toda a região, é também um importante centro da agricultura e do artesanato. Parada obrigatória pra quem faz uma viagem Portugal!

Principais Pontos Turísticos

Praça de Giraldo
Largo Conde Vila Flor
Castelo Velho
Universidade Évora
Largo da Porta de Moura
Praça de Sertório
Igreja de Graça
Largo de S. Francisco
Jardim Público (Séc. XIX).
Aqueduto da água da prata (Séc. XVI)

Faro

Faro é a principal cidade da região de Algarve, que se encontra na extremidade meridional de Portugal. A cidade de antiga fundação àrabe, possui um interessante centro histórico (só o que sobrou da velha Faro, destruída por um terremoto no fianl do sécul XVIII) e é uma das cidades turísticas mais visitadas de todo o país. Graças a um clima invejável, com invernos frescos e verões quentes, oferece diversas opçòes turísticas e belíssimas praias.

Além de ser um importante centro de pesca (devido ao porto), de artesanato e de produção de fruta e verdura, Faro é também o principal centro administrativo e de comunicação (possui o maior aeroporto de Portugal) e hospeda a maior Universidade de todo o sul. Toda a região oferece uma ótima infra-estrutura hoteleira que muitas vezes oferecem campos de golf, onde os ricos do norte da Europa vem jogar durante o inverno.

Principais Pontos Turísticos

Arco da Vila
Arco do Repouso
Banco de Portugal
Castelo
Celeiros de São Francisco
Cerca Seisscentista
Convento de São Francisco
Convento dos Capuchos
Museu Regional do Algarve
Museu Municipal de Faro
Centro de Ciência Viva
Ilha da Culatra
Ilha Deserta
Ilha do Farol
Praia de Faro

Ilhas Açores

O arquipélago das Ilhas Açores é uma região autonoma composta de nove ilhas que se encontram por toda a costa de Portugal, em pleno Oceano Atlântico.

São ilhas de origens vulcânicas que gozam de um clima bem fresco durante todo o ano, com muitas chuvas entre Outubro e Abril. Devido ao clima, o arquipélago produz uma grande quantidade de frutas e é muito difundido a criação de animais e a pesca, apesar de ser o turismo a grande força econômica das ilhas.

Grande produção artesanal, principalmente de cerâmica e dos característicos bordados. Numerosas também as possibilidades de se praticar esportes aquáticos, mergulho e golf. Quando fizer sua viagem Portugal, tente conhecer também as Ilhas!

Principais Pontos Turísticos

Ilha de Santa Maria
Ilha de São Miguel
Ilha Terceira
Ilha Graciosa
Ilha São Jorge
Ilha Pico
Ilha Faial
Ilha flres
Ilha Corvo

Lisboa

 

 

Lisboa é a capital de Portugal e a maior cidade da nação. Situada às margens do rio Tago, Lisboa é uma moderna cidade européia, rica de história e cultura. As suas origens remetem a tempos atiguíssimos e a sua fundação acontece no período da dominação fenícia.

Depois de passar pelo domínio do Império Romano, rapidamente foi conquistada pelos àrabes, que governaram a cidade e todo o país até o final do século XII. Nos séculos seguintes, favorecidos principalmente pela posição geográfica de Lisboa em frente ao Oceano Atlântico, da cidade partiram numerosos conquistadores para as Américas e Indias.

Foi quase toda destruída por um violento terremoto em 1755, Lisboa foi rapidamente reconstruída e já da época, apresenta uma urbanística centrada em avenidas muito regulares. Hoje em dia, Lisboa é uma moderna capital européia, projetada para o futuro, com importantes instituições e museus e numerosos edifícios governamentais.

A cidade apresenta uma divertida vida noturna e guarda ainda belíssimas obras de arte em sua arquitetura, principalmente na parte antiga da cidade. Devido a seu clima Oceânico, recomenda-se visitar-la principalmente durante a primaveira e verão. Parada obrigatória pra quem faz uma viagem Portugal!

Principais Pontos Turísticos:

Aqueduto das Águas Livres
Aquedutos e Mãe de Àgua
Basilica da Estrela
Casa dos Bicos
Castelo de Alcanede
Castelo de Almourol
Castelo de Leiria
Castelo de Ourém
Castelo de Pombal
Cidadela Forticada
Galerias Romanas
Monumento a Hércules
Muralhas de Setúbal
Panteão Nacional
Sé Catedral
Torre de Belém

Madeira

 

A região autonoma do Arquipélago de Madeira é formada pela Ilha de Madeira e da Ilha de Porto Santo, e se encontra em frente à costa africana, no Oceano Atlântico, ao norte das Canárias e ao sudeste das Ilhas Açoures, em uma posição invejável que oferece ao arquipélago um clima primaveril por todo o ano.

Este clima, particularmente agradável, a beleza do mar e da natureza, além da capital Funcal (100.000 habitantes) rendem a Madeira uma das localidades turísticas mais interessantes e visitadas de toda a Europa. O arquipélago, além da pesca, é também conhecido e apreciado pela produção de vinho, frutas e açúcar.

Principais Pontos Turísticos:

Monte
Centro das Artes Casa das Mudas
Museu de Arte Sacra
Centro de Ciência Viva Porto Moniz
Porto Santo
Madeira History Centre
Quinta Monte Palace
Parque Temático da Madeira
Madeira Magic
Roseiral da Quinta do Arco
Casino da Madeira

Porto

 

 

 

 

Porto é a segunda cidade por importância e população de Portugal, se encontra s margens do rio D’Ouro, na região do D’Ouro Litoral, da qual é a capital. A cidade de 350 mil habitantes é constituída de uma parte bem antiga, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, mais importante do ponto de vista histórico, e de uma parte mais moderna e industrial. Porto, situada em Portugal Setentrional, goza de um clima agradável durante todo o ano.

De antiga fundação, hoje é o mais importante centro industial e econômico do país, além de ser um importante centro turístico, cultural e de produção de vinho, o célebre Vinho do Porto. A cidade é também o segundo centro de comunicação ferroviária, rodoviária e aérea de Portugal. Um dos principais destino pra quem faz viagem Portugal!

Principais Pontos Turísticos:

Capela da Nossa Senhora do Ó
Chafariz da Rua Escura
Torre da Rua de Baixo
Pilares da Ponte Pensil
Fonte da Rua Taipas
Alminhas da Ponte
Muralha Primitiva
Casa do Beco dos Redemoinhos
Teatro Nacional de S. João
Chafariz do Anjo
Muralha Fernandina
Casa do Infante
Mercado Ferreira Borges
Palácio da Bolsa
Sé do Porto
Praça da Ribeira
Ponte Luis I

Culinária Portuguesa

 


 

 

UM GOSTINHO DE PORTUGAL

gastronomia portuguesa é bastante marcante e variada, com evidência para as especialidades típicas das diferentes regiões do país, formadas a partir de tradições e ingredientes locais.

Alguns pratos da gastronomia portuguesa tem como base as especiarias trazidas para o país pelos navegadores dos Descobrimentos. Pimenta, canela, nóz moscada, caril foram alguns dos ingredientes que ajudam hoje a compor os deliciosos pratos das vastas ementa gastronômica.

Culinária Portuguesa
Canela em pau

Culinária Portuguesa
Noz-moscada

Uma refeição típica, em Portugal, começa pelos aperitivos que poderão ir de azeitonas (condimentadas com azeite,alho e orégano, ou simples) enchidos assados, queijos de ovelha ou de cabra, saladas de polvo, de ovas, de orelha de porco, presunto, ou simplesmente pão e manteiga.

Culinária Portuguesa
Salada de polvo

Culinária Portuguesa
Azeitonas

Segue-se a sopa, cuja a variedade é infindável. Sopas de legumes, de tomate, do “cozido” de marisco, ou algumas das mais famosas: a “açorda alentejana”; composta de pão; alho, coentro ,azeite, ovo escalfado e água a ferver ou o nacional “caldo verde”, feito de legumes, batata, e acompanhado por chouriço. Na grande maioria dos restaurantes localizados à beira mar, faz se sopa de peixe, uma iguaria à base de vários peixes.Existem também sopas que funcionam quase como refeições.

É o caso da “SOPA DE PEDRA”, que mistura carnes e batatas no caldo da “SOPA DE CAÇÃO”, especialidade que se encontra normalmente no Alentejo: postas de cação servidas com caldo e pão. Peixe é uma constante na gastronomia portuguesa, sendo que o grande ênfase VAI PARA AS SARDINHAS, nos meses de verão e para o bacalhau; presença constatante em qualquer altura do ano, sendo mais procurado, no entanto no NATAL. Mais o mar tem muito mais variedades e algumas das espécies de peixe são saborosas.

A mais comum é a pescada, que normalmente é cozida, acompanhadas com legumes e batatas, mas linguado, salmão, truta, e tamboril poderão aparecer sob várias formas e qualquer uma delas bem apetitosas.

Culinária Portuguesa
Caldo Verde

Culinária Portuguesa
Sardinhas fritas

Do mar vem também o marisco. E se bem aconselhe que não deve ser consumido em meses que não tenham no seu nome a letra “r”, a verdade é que mesmo no pino do VERÃO que se tornam mais apetecíveis. Em qualquer localidade próxima ao mar, é sabido que se encontrem mexilhões, ameijoas, cadelinhas, berbigão, camarão, lagosta, santola e sapateira, apenas para nomear alguns. E mais uma vez, o que custa é a forma como se escolhe a sua confecção.

Apesar de ser conhecido pelo seu peixe, Portugal é também país de carne e a variedade gastronômica que se apresenta é bastante considerável. Porco, vaca, borrego, frango, são algumas das opções.

Do porco vem os enchidos (chouriços, morcelas são algumas dos exemplos), as costelas, os presuntos e muito mais. De todos os pratos feitos à base de porco é o “Leitão assado”, o mais conhecido.

Os amantes da carne de vaca encontram aqui o que na maior parte dos países se oferece, bifes. Grellados ou fritos, basta apenas escolher de qual da vaca é que se deseja.

Frango é sem dúvida dos alimentos mais baratos. Na maior parte dos restaurantes aparece assado num churrasco, normalmente em carvão. Também pode se costuma confeccionar em caril, estufado confeccionar em caril, estufado, ou refugado.

A doçaria é bastante variada, mas a maior oferta consiste em mousses de chocolate ou caramelo, pudim, flã, molotoff ou de ovos, doces de ovos, bolo de bolacha e alguns doces típicos da casa.

Culinária Portuguesa
Pudim de leite

Culinária Portuguesa
Mousse de chocolate

A acompanhar as refeições, para além dos refrigerantes, água, ou dos vinhos pelos quais Portugal é bem conhecido, em algumas casas vende-se sangria. Uma bebida com menor teor de alcoólico, doce, feita à base de vinhos e frutas UM GOSTINHO DE PORTUGAL

Culinária Portuguesa
Sangria

Culinária Portuguesa
Uma explosão de cores, aromas e sabores

 

Culinária Portuguesa

Todos necessitam de combustível para sobreviver, mas os seres humanos são os únicos seres vivos que aliam os gostos às simples necessidades nutricionais. Embora todos os animais se alimentem, apenas o Homem cozinha os alimentos. Deste modo, aculinária transforma-se num símbolo da nossa humanidade, algo que nos distingue do resto dos elementos da natureza. A alimentação transformou-se rapidamente num dos muitos rituais comuns aos seres humanos, variando de cultura para cultura, mas assumindo, quase sempre, uma atividade de grupo.

culinária portuguesa É famosa em todo o mundo por seu sabor, diversidade e fartura. Os descobridores do Brasil aprenderam a combinar e aproveitar os ingredientes atlânticos e mediterrâneos com maestria, adicionando toques de influência oriental, africana e brasileira .

A cozinha portuguesa ganhou renome internacional por seus cozidos, pela qualidade de seus queijos (destacando-se o sublime "Queijo da Serra"), pelo saboroso porco preto alentejano e pelos enchidos de carne suína, pelos bons vinhos, pelos doces conventuais (à base de ovos), pelo insuperável azeite, pelas frutas e legumes saborosos, bem como pela verdadeira constelação de peixes e mariscos, regida pelo sempre versátil e saboroso bacalhau.